O que os pais precisam para se sentirem seguros com a volta às aulas?

Podemos dizer que os últimos dois anos foram os mais desafiadores para a educação no mundo.

A pandemia fez com que as escolas se reinventasse instantaneamente para conseguir planejar, realizar as aulas, atender aos pais, segurar a ansiedade, se proteger, estar com a família, controlar-se emocionalmente …. enfim, tudo para conseguir fazer a educação acontecer.

Com a vacinação avançando e as decisões de reabertura das escolas com 100% dos alunos em muitos estados, o  que os pais precisam para se sentirem seguros e enviarem seus filhos à escola?

A decisão dos pais de enviar ou não seus filhos à escola envolve dentre tantas coisas a sensação de estar ou não fazendo a coisa certa.

É imprescindível que os gestores e educadores mantenham os pais informados de suas ações; de tudo que já foi feito e ainda está sendo construído para que as crianças possam estar seguras no ambiente escolar.

Além dos protocolos já tão divulgados pelas autoridades de Saúde, como a higienização de mãos, distanciamento entre mesas e cadeiras e uso de máscaras, as escolas devem manter outros protocolos, como: 1) uso de máscara de tecido por no máximo 3 horas e de máscara cirúrgica por no máximo 4 horas; 2)  Manutenção de ambientes ventilados; 3) escalonamento no horário de entrada e saída e dos intervalos entre as turmas; 4) medição de temperatura para estudantes e equipe escolar; 5) Restrição do uso das áreas comuns, como bibliotecas, parquinhos, pátios e quadras e; 6) Restrição ao máximo do uso de materiais coletivos, evitando assim o compartilhamento desses materiais.

Algo muito importante é elaborar um planejamento claro e objetivo, dando aos pais a oportunidade de conversarem sobre as ações escolares sempre que desejarem, afinal, a pandemia é algo novo para todos, logo, a contribuição de cada um levará a um plano mais bem elaborado.

Outra ação que pode diminuir a ansiedade dos pais é a informação diária e contínua: divulgação massiva das ações tomadas pela  escola; desde as mais simples, como o distanciamento entre os alunos até as estratégias modificadas para realização das atividades em sala de aula. Isso demonstra como os educadores estão se reinventando no dia-a-dia para que os alunos tenham cada vez mais segurança em estar no ambiente escolar.

Manter os pais perto da escola, mesmo que virtualmente, pode ser um fator decisivo para que eles se sintam confortáveis para enviar seus filhos às aulas presenciais todos os dias, mitigando assim os impactos negativos da mídia diária.

E se a sua escola tem educação infantil, divulgue muitas fotos para os pais! Deixem que eles saibam que seus filhos estão cumprindo todas as regras de segurança, dentre elas o distanciamento social sim,  mas que eles não estão isolados, não!

Author

Somos educadores e pais e temos como desafio diário equilibrar trabalho e família diariamente.
Nosso propósito é promover inovação na educação e em especial para educadores do ensino infantil.

Leave a comment

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.