Cultura Digital ou somente Uso da Tecnologia?

Ter uma cultura organizacional é essencial, fazer parte de uma cultura digital é opcional!

Antes de começarmos a conversar sobre cultura digital, queremos provocar um pensamento: sua escola tem uma cultura organizacional bem definida?

As escolas mantêm o foco total em prover ensino de qualidade, ambiente seguro, estrutura física moderna… mas, isso não é o básico? Afinal, os pais buscam prover a melhor educação aos filhos que, em geral, passa pelos critérios primordiais de escola: 1) ensino de qualidade e; 2) segurança.

E como fazer com que o seu propósito educacional chegue a todas as salas de aula e também às famílias? compartilhando-o!

Antes da pandemia, a realidade das escolas era mais conservadora em relação à tecnologia, mas como já dissemos no artigo A cultura digital chegou às escolas para ficar? a adequação à realidade pandêmica trouxe mudança e inovação, demonstrando, inclusive, a incrível capacidade de adaptação dos educadores, pais e alunos!

Muitas escolas que adotaram o jeito digital de fazer alguns processos acreditam que realmente estão inseridas em uma cultura digital. Consideramos válido o pensamento, uma vez que estão utilizando as mais diversas ferramentas tecnológicas do mercado. Porém, queremos alertar sobre alguns pontos importantes deste caminho: Somos digitais, porque fazemos publicações em redes sociais; enviamos e recebemos mensagens por aplicativo!

Mas, o que queremos lhe fazer pensar é: temos uma cultura organizacional inovadora, que está em busca do que há de mais moderno na educação, inclusive em tecnologias inovadoras?

Adotar uma plataforma digital, seja para aulas online, comunicação com a família ou publicação de conteúdo pedagógico, transporta a sua escola para a era digital sim, mas o que queremos alertar é que a cultura digital deve ir além – ela deve traduzir a maneira com a qual a tecnologia está inserida em seus processos, de que maneira as pessoas estão interagindo, se comunicando e trocando experiências. 

Usar a tecnologia de maneira planejada em acordo com o projeto político pedagógico é fantástico, mas é preciso transmitir aos pais, através da tecnologia e fora dela, seu propósito, seus conceitos, sua rotina e como é transformador o seu jeito de educar!

Por isso, tenha em sua escola um “código de conduta”; um manual que possa orientar a todos sobre as atitudes, comportamentos e valores que sua escola preza. 

Deixe claro o que move você, líder educacional, para que seus colaboradores tenham em mente quais ações são esperadas em situações críticas. 

Ao transmitir a sua cultura organizacional, você poderá deixar a cultura digital ao alcance de todos.  Garantimos que não importará qual o canal escolhido pelos pais para acessar a sua equipe; ao serem contatados todos falarão a mesma língua e utilizarão a mesma narrativa, construindo assim o DNA de sua escola. Esta é a diferença!

Aqui vão três dicas importantes:

1 – Empodere a sua equipe.

2 – Mantenha a comunicação aberta.

3 – Use a tecnologia como ferramenta para lhe trazer conhecimento.

 

“Mudar é difícil, mas é possível.” Paulo Freire

Author

Somos educadores e pais e temos como desafio diário equilibrar trabalho e família diariamente.
Nosso propósito é promover inovação na educação e em especial para educadores do ensino infantil.

Leave a comment

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.