APP da Escola
A cultura digital chegou às escolas para ficar?

A pandemia mudou e ainda está mudando nossas vidas. Mas, qual o legado que essas transformações deixarão em um mundo pós covid-19?

Na educação, as mudanças que estavam em curso como o uso da tecnologia em sala de aula e ensino a distância foram aceleradas significativamente.

Escolas, que antes trabalhavam com agenda de papel, por exemplo, tiveram que implantar a tecnologia no meio da pandemia, introduzindo assim o início de uma cultura digital, propiciando que os alunos estivessem em rede e promovendo assim o aprendizado mesmo fora do ambiente escolar.

Outro ponto que teve aceleração significativa foi a  busca por conhecimento em como operar plataformas digitais de vídeo e conteúdo foi o assunto que dominou grupos de whatsapp (os nossos, com certeza). Muitos educadores viraram verdadeiros  “youtubers”, tudo para garantir o engajamento dos alunos mesmo a distância.

E os pais que antes mantinham “distanciamento escolar”? Esses passaram a buscar informações diariamente, interagindo e se comunicando com a escola, gerando uma parceria em prol da educação, afinal, não havia como seguir as normas e as determinações promovidas primeiro pelo Governo e depois pela própria escola sem se comunicar!

Outro exemplo de mudança por efeito da pandemia foi o ensino híbrido, que vem permitindo a flexibilização de algumas atividades, propiciando momentos em grupo, onde o aluno interage com professores e até colegas, estando ele dentro ou fora da sala de aula e também momentos com tarefas individuais, onde o aluno pode estudar sozinho, de forma remota.

Que em 2022 mudanças e inovações na educação continuem acontecendo!

Que não seja por um motivo tão ruim e trágico; que seja pela busca de uma educação de qualidade para todos, que seja porque mais empresas enxergam a educação como um mercado potencial, que educadores estejam engajados em projetos disruptivos e que o Brasil continue sendo visto como um país do futuro e que a educação contribua significativamente para que estejamos sempre bem posicionados no ranking mundial da inovação.

Author

Somos educadores e pais e temos como desafio diário equilibrar trabalho e família diariamente.
Nosso propósito é promover inovação na educação e em especial para educadores do ensino infantil.

Leave a comment

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.