Gerencie o relacionamento com os pais

Seja competitivo, inovador e preditivo

As mudanças tecnológicas ocorridas nos últimos anos fez com que as pessoas tenham acesso a tudo que está acontecendo em todos os lugares. E não é diferente na educação!

Os pais analisam as escolas e após uma avaliação, eles decidem matricular seus filhos na instituição mais bem avaliada, ou seja, aquela que conseguiu encantá-lo.

Confiar seus filhos em uma escola não significa que os pais não estejam atentos ao que está evoluindo à sua volta na educação. Muito pelo contrário. Eles estão ligados e muitas vezes são eles que trazem as novidades!

Para atender às demandas internas e externas em sua escola, gostaríamos de lhe perguntar: Como você gerencia a sua escola?

– Você consegue manter uma comunicação eficiente com seus pais?
– Você consegue ter visão do que está acontecendo na escola, mesmo à distância?
– Você está atento as estratégias que possam ajudar sua escola a crescer?

Se você respondeu não em uma dessas perguntas, pode ser que não esteja sendo tão competitivo, inovador e preditivo quando poderia estar.

Você é um empreendedor na educação. Esta frase demonstra que você é inovador. Porque se dedicar a educação no Brasil não é para os fracos. Há que se ter muito amor, paixão e ideal na mente.

Nós, da Agenda Olá, pais! não temos conhecimento de outra forma de melhorar o mundo se não pela educação e decidimos nos juntar a esta causa, por isso “nossa missão é engajar educadores, familiares e educandos em uma jornada comum de conhecimento e aprendizado”.

É um setor muito sensível à pessoalidade, pois os pais escolhem a escola levando em consideração muitos aspectos, mas dois se destacam em especial: 1) a capacidade de oferecer um estudo de qualidade aos filhos e; 2) a análise da proposta da escola e a sinergia com seus valores pessoais.

Recomendamos que você deixe clara a missão, visão e valores de sua escola. Coloque em suas redes sociais, em seu site, em sua recepção – é importante que todos que tenham contato com a sua escola saibam o motivo pelo qual ela existe, onde ela quer chegar e como ela faz para se manter firme diante das adversidades, ou seja, que valores ela carrega para a sua vida e que ela passa aos seus alunos diariamente.

A sua vantagem competitiva será oferecer aquilo que você se propõe, com a melhor relação possível entre os custos percebidos pelos pais e os benefícios oferecidos. Para isso, esteja sempre alinhado com as inovações em seu mercado, afinal, hoje em dia todos tem acesso a informação e a sua escola pode ser lembrada na decisão de escolha de uma nova família se, além de tudo que você oferece pedagogicamente, ela perceber que ao estar com você seus filhos estarão também antenados com o futuro.

Convidamos você a buscar cada vez mais inovar em sua escola. Seja na tecnologia, seja na pedagogia, seja na gestão ou em todas essas áreas juntas. É claro que para isso, você precisa ter um foco bem definido e uma estratégia que te traga informações claras de como você está administrando a sua escola.

Pense em três objetivos:

1 – manter a qualidade;
2 – reduzir custos operacionais;
3 – utilizar o tempo estrategicamente.

Atingindo estes três objetivos, com certeza, sua escola estará atendendo as expectativas de seu cliente, maximizando o seu capital intelectual (sua equipe) e garantindo esforços para o seu crescimento.

Com certeza a conquista de cada aluno vem acompanhada de muitas expectativas, tanto por parte da escola quanto da família. Alinhar e manter essa conexão viva e saudável é um esforço diário e que exige dedicação. Afinal, educar é um exercício em conjunto.

Nossa dica é que você, gestor escolar, possa sempre se atentar a como manter os pais satisfeitos em sua escola para que você tenha tempo de pensar em estratégias de crescimento. Para isso, convidamos você a;

– Entender as expectativas dos pais;
– Ouvi-los sempre que necessário;
– Engajá-los diariamente na educação das crianças.

Temos certeza que você já faz isso em sua escola, mas queremos saber o quanto isso te consome no dia, na semana, no mês e no ano. Quanto mais você gastar tempo em questões operacionais, ou seja, em atender as demandas e buscar parceria dos pais de sua escola, menos você conseguirá tempo para crescer. Sim, é isso! Conhecer o perfil dos seus clientes (pais) é tão importante quanto gerar situações que possam te ajudar a conquistar mais desses perfis para a sua escola.

Recomendamos fortemente que você tenha ferramentas tecnológicas para te ajudar. Elas precisam trabalhar um pouco por você no que é operacional e te deixar ser estratégico. Por isso, tenha um site, por exemplo. É uma vitrine onde todos que estiverem em seu entorno possam conhecê-lo. Aquela mãe que acabou de sair da maternidade, que mora ou trabalha a 100 metros de sua escola precisa saber como é a sua proposta de educação, o que você oferece e, como dissemos anteriormente, qual o seu propósito. As redes sociais precisam trabalhar para gerar curiosidade diária para sua escola, pois acontecem momentos mágicos nela e, tanto os pais de seus alunos quanto aqueles que estão buscando uma nova escola para seus filhos, terão acesso a sua proposta e com isso buscarão conhecê-la melhor. E assim, novos alunos vão chegando!

E por último, mas não menos importante, seja preditivo! Uma vez antenado com o seu ambiente interno (a escola) e com o mercado educacional você terá condições de se antecipar aos acontecimentos. Vamos lhe dar alguns exemplos:

– Use ferramentas que possam lhe dar indicadores sobre o relacionamento com os pais. Se 85% estão engajados no dia-a-dia da escola, seu esforço deve se concentrar em apenas 15%, para que esses pais menos participativos possam experimentar mais a escola, conhecer mais o trabalho pedagógico e se aproximar da educação de seus filhos.

– Abra a escola para aqueles pais que já te visitaram, mas que não fazem parte da sua instituição. Para isso, cadastre todos os que estiverem em sua escola com interesse em conhecer sua proposta pedagógica, pois em momentos estratégicos você poderá enviar um e-mail e/ou uma mensagem com um convite especial. Assim, você estará sempre presente.

– Analise como os pais se relacionam com a escola. O que eles mais gostam e o que gostariam que melhorasse. Sempre que puder, abra um espaço para que os pais deem suas opiniões e colha sugestões que possam a te ajudar a melhorar a sua escola. Realizar pesquisas sempre te levará ao conhecimento, à antecipação de problemas e ideias inovadoras.

Esperamos que esta publicação te ajude em algum momento. Nós queremos ser parceiros de todas as escolas e por isso praticamos a inovação aberta com nossos clientes e isso nos permite ouvir, planejar, desenvolver e entregar cada vez mais resultados.