Educador OlaPais - Palo Tecnology
BEM-VINDO!

Este espaço tem por finalidade travar uma conversa entre educadores, que podem ser os professores, os pais, ou aqueles que cuidam dos nossos pequenos e têm a tarefa de orientá-los no dia a dia, seja na escola, em casa ou em outros locais. A ideia é trazer pequenos textos, porque o tempo é sempre corrido; mas todos nós que trabalhamos com a criança sabemos da importância de conhecer um pouco mais os desafios de nossa tarefa.  Também a simplicidade, nestes casos, é muito valiosa. Embora sempre vá sugerir outras leituras para quem deseje saber mais e aprofundar o assunto trazido, a objetividade nos permite entrar em contato com os temas e poder escolher o que nos desperta maior atenção ou interesse. Afinal, não desejo complicar, mas não quero ser simplista, pois as questões que dizem respeito à criança são de extrema importância, pois, nesta fase da vida, estamos trabalhando as bases para o restante dela. Crianças felizes se tornam adultos que lidam melhor com as dificuldades da adolescência ou da fase adulta. Crianças que desenvolvem de forma adequada aspectos mentais, emocionais e corporais se tornam adultos mais inteiros, que aprendem a valorizar-se e a considerar positivamente tais aspectos.

Nossa educação está pautada prioritariamente no trabalho mental, e não é difícil encontrarmos adultos com um grande desenvolvimento do intelecto, mas com uma grande imaturidade emocional e sérias dificuldades corporais. É só olhar em volta que você vai encontrar muitos exemplos disso. Saber lidar com as próprias emoções é um dos grandes investimentos que precisam ser considerados tanto na escola quanto em família. E sabe qual a melhor notícia? Não é tão difícil estimular este ganho quando a criança ainda se encontra na educação infantil ou nas primeiras séries do ensino fundamental. Quer saber mais? Vamos chegar lá logo, logo. Antes disso, na próxima postagem, vamos falar um pouco mais desta ideia de integralidade do ser humano ou CORPOREIDADE, que já aviso que não é a mesma coisa que CORPO.

Nesta primeira postagem, a intenção foi lhe dar as boas vindas, falar de nossas postagens e lhe colocar água na boca. Até a próxima!!!

 

Administrator

Lucia Helena Pena Pereira é pedagoga e doutora em Educação. Atua com palestras e oficinas para professores da Educação Infantil, compartilhando a experiência adquirida em pesquisas e em sala de aula na Educação Básica e no Ensino Superior.